Biografia
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês. Fundador do empirismo. Teoria que afirmava que o conhecimento era determinado pela experiência, tanto de origem externa, nas sensações, quanto interna, a partir das reflexões. Em sua obra "Dois Tratados sobre o Governo", contestava o absolutismo e a doutrina do direito divino dos reis.
John Locke (1632-1704) nasceu no dia 29 de agosto, em Wrington no norte da Inglaterra. Filho de um pequeno proprietério de terras. Foi aluno da Universidade de Oxford. Estudou Filosofia, Ciências Naturais e Medicina. Lecionou filosofia, retórica e grego, também na Universidade de Oxford. Estudou as obras de Francis Bacon e René Descartes. Afirmava Locke que todos os homens ao nascer tinham direito à vida, à liberdade e à propriedade. Sua teoria foi de encontro ao absolutismo na Inglaterra.
Como filósofo político é considerado o visualizador da democracia liberal, onde a liberdade e a tolerância é o princípio fundamental do direito humano. Sua teoria criticava o direito divino do rei, afirmando que os regimes de governo eram criação humana e que não tinham origem nas questões religiosas.
Como representante do individualismo liberal, defendeu a monarquia constitucional e representativa, que foi a forma de governo estabelecida na Inglaterra, depois da Revolução de 1688.
Locke exerceu grande influência sobre vários filósofos de sua época, entre eles, George Berkeley e David Hume. Seu discípulo Francês, Etienne Condilac, usou sua teoria empírica para criticar a metafísica, no século seguinte.
Passou vários anos na França e na Holanda e só voltou à Inglaterra quando Guilherme de Orange é coroado rei.
Postado por
Unknown
às
20:07
Enviar por e-mail
Postar no blog!
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O que pregava Jhon Locke?
Total de visualizações de página
Tecnologia do Blogger.
Postagens populares
-
John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês. Fundador do empirismo. Teoria que afirmava que o conhecimento era determinado pela experiênci...
-
Dois Tratados sobre o Governo (em inglês, Two Treatises of Government) é uma obra de filosofia política publicada anonimamente por John Lock...
-
John Locke foi um ideólogo do iluminismo,contexto histórico onde Locke teve grande importância,pois foi um dos lideres filosóficos da doutr...
-
E ai galera, aqui é o PeppaPig,e vamos falar que esse blog tem fundamento escolar. "como assim PeppaPig?", somos alunos no Ensino ...
15 comentários:
gostei muinto de ler e estudar sobre a vida e as teses que ele tinha pra adquirir e para passar para nos .
Arthur são Pedro 1 °a
gostei muito de estudar sobre jhon locke e obre as suas teorias ;
Bruno Ivison
Locke rejeitava a doutrina das ideias inatas e afirmava que todas as nossas ideias tinham origem no que era percebido pelos sentidos.
Alice Nascimento
Adorei estudar sobre jhon Locke porque através dele aprendi que ele foi um importante filosofo e que defendia o governo centralizado em uma sociedade
Antonio Lisboa 1a
Gostei muito de estudar sobre esse grande filosofo,o jhon Locke em que teve grande importância na sociedade !
Ass:Bruno Ivison, 1a
Bom apenas acrescentando John Locke também teve grande importância sobre o iluminismo. Gostei muito de ter aprendido seus ensinamentos.
ASS: Antônio Henrique Junqueira
A filosofia da mente de Locke é frequentemente citada como a origem das concepções modernas de identidade e do "Eu". O conceito de identidade pessoal, seus conceitos e questionamentos figuraram com destaque na obra de filósofos posteriores, como David Hume, Jean-Jacques Rousseau e Kant.
Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo.
john locke um dos mais proeminentes pensadores do liberalismo, bastante importante na politica; O reconhecimento do legado de Locke ocorreu quando ele ainda era vivo. Durante a vida, teve a oportunidade de ocupar importantes cargos administrativos e exerceu funções de caráter diplomático. Na Inglaterra, chegou a ocupar o cargo de membro do Parlamento e defendeu o direito dessa instituição indicar os ministros que viessem a compor o Estado. Respeitado por vários outros representantes do pensamento liberal,
Faleceu em 1704, na Inglaterra.
Aluna: Maria Clara Lessa
1º ano A
Vale lembrar também que Locke é considerado pelos seus críticos como sendo "o último grande filósofo que procura justificar a escravidão absoluta e perpétua" . Ao mesmo tempo que dizia que todos os homens são iguais, ele defendia a escravidão.
Camila Amorim
É certo que nos livros e teses sobre Locke não haja a verdadeira aventura que este filosofo passou, resumindo em palavras frias sua biografia. Felipe moraes "Peppa"
Locke nunca se casou ou teve filhos. Encontra-se sepultado em All Saints Churchyard, High Laver, Essex na Inglaterra.
Rebecca Reis
Gostei das postagens, vou comentar mais algumas coisas sobre o filósofo: Locke também defendeu a separação da Igreja do Estado e a liberdade religiosa, recebendo por estas idéias forte oposição da Igreja Católica.Para Locke, o poder deveria ser dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com sua visão, o Poder Legislativo, por representar o povo, era o mais importante. Valeu!
não acredito em nada disso.
Marcelo Matos
Postar um comentário